9.3.11

UNHAS: Aprenda como cuidar.

Duração do Esmalte
Quem tem costume de ir à manicure uma vez na semana e só retira o esmalte neste momento, está cometendo um erro, correndo o risco de enfraquecer suas unhas, não é recomendável deixar o mesmo esmalte mais de cinco dias, quando provavelmente já está descascando, que já está velho e danificado, é um sinal do próprio esmalte que é hora de tirá-lo. Quando tirá-lo, aproveite para hidratar a área, usando cremes de mãos ou próprios para unhas, o importante é hidratar. Dizem que é bom dar um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar, mas sei como este fato é difícil, então recomendo que antes de passar um novo esmalte, use uma base fortalecedora.

Acetona
Sei que muita gente prefere usar acetona, por ser mais barato até, principalmente se você é como eu, que muda de esmalte o tempo todo, e parece que a acetona evapora de tão rápido que ela acaba rs. Use acetona só uma vez por semana. Os compostos químicos existentes nela, usado em excesso nas unhas pode ressecar, tornando-as frágeis e quebradiças. É recomendável o uso do removedor de esmaltes, pois geralmente é mais suave e resseca menos as unhas.

Limpeza
Se você ainda tão tem o costume, é bom adotá-lo agora! A higiene das unhas não é só importante para ter unhas saudáveis, mas também para você, pois as unhas acumulam bactérias, por isso é necessário a limpeza da parte de baixo das unhas com uma escovinha de cerdas macias.

Cutícula
Graças a uma boa genérica, eu não tenho muita cutícula, por isso eu procuro não tirá-la, para não deformá-la e eu virar escrava de alicates de unha, até porque eu e aquele aparelhinho não nos damos muito bem rs, absurdo eu sei rs xD. Como nem todas tiveram a mesma sorte, há maneiras para contornar o fato. Sugiro que faça um teste, fique um tempo sem tirar a cutícula, e veja se dá uma diminuída, sei que vocês nesse momento querem me matar, mas falo sério, pois quanto mais você tira, mais ela vai crescer! Outra forma bem menos ‘dolorida’ rs é somente empurrar a cutícula e tirar o excesso de pele com uma espátula, facilita muito com o uso de cremes específicos para amolecer a cutícula, o que sobrar, retire com o alicate, mas é um erro eliminar toda, pois além de ser um saco ter que tirar o tempo todo, ela é uma forma de barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. O ideal é amolecê-la, empurrá-la com a espátula e somente remover o excesso.

Lixar as Unhas
As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado, para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato ovalado é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal. Uma vez por mês, lixe também a superfície das unhas, com a parte mais fina da lixa, para retirar as impurezas e as células mortas. Para unhas quadradas, não esqueçam de lixar os cantinhos, que ficam bem pontudos e pode machucar você ou alguém ao seu redor (experiência própria rs).

Cuidados
Mantenha todos os instrumentos (espátula, alicates, lixas) limpos e se possível desinfetados. Se você vai a manicure, verifique se ela desinfeta o material após cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto, ou seja, você até poderá utilizá-lo, porém haverá alterações na textura, além de descascar mais rápido, sem contar que pode afetar na saúde da sua unha.

Para Durar Mais
Umas vez me disseram que lixar as pontas das unhas, ajudavam o esmalte a durar mais, e desde então eu sempre faço isso, não sei ao certo se funciona, mas os esmaltes costumam ficar perfeitos os três dias que passo com ele rs, isso pode ser porque eu não lavo louça mas para compensar passo hooras no computador, o que pode desgastar as pontas também. Outra dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha, logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o excesso é que permite descascar mais rápido as pontas. Já para evitar as bolhas, faça as unhas em um local arejado, em uma temperatura confortável. Evite sol ou vento demais, pois são as variações de temperatura que deixam o trabalho em vão. ¬¬'

Secagem Rápida

Manere nas camadas do esmalte, passe somente o que for suficiente para deixar o esmalte em sua cor de origem. Retire o excesso limpando bem o pincel na borda do vidro antes de aplicá-lo nas unhas. Mergulhar as mãos em um pote com água bem gelada ou usar um óleo secante logo depois de pintar também ajuda.

Efeitos e Colorações
Dizem que se você tem as unhas um pouco mais largas, para dar um efeito mais comprido e menos lagos nela é só deixar uma faixa bem fininha sem pintar nas laterais da unha. Mas o efeito tem de ser sutil, para não ficar com ar de desleixo viu?!
Em se tratando de coloração, vai da personalidade, gosto e estilo da pessoa, muitas tem dúvidas se a coloração utilizadas nas mãos tem que ser as mesmas das dos pés e vice - versa. Eu no caso, adooooro cores e quanto mais ‘cheguei’ melhor é, mas isso só nas mãos, nos pés eu já não me sinto muito confortável passando cores vibrantes e escuras, fico com o tradicional renda rs.

Fortalecer as Unhas
Falando da forma técnica, unhas fracas e quebradiças é sinal que seu corpo ta em falta de vitaminas A, C, E e minerais como zinco, ferro e cálcio, desta forma para mantê-las lindas e saudáveis é bom que você também esteja, por issso procure equilibrar a sua dieta alimentar. Além disso, deve-se aplicar diariamente um creme hidratante, massageando bem as suas unhas, tanto antes quanto depois de esmaltá-las. Alguns dizem que esmalte escuro também ajuda, não há nada provado, mas não custa tentar. Há também bases e top coat fortalecedores, não custam caro e tem uma boa aceitação para quem usa.


Espero que tenham gostado do post!

Até o próximo !

Bjiinhos

;*

5 comentários:

Georgia disse...

Adorei as dicas!
Beijos
http://gpolish.blogspot.com

Drieli Martins disse...

Oieee

amei seu blog e estou seguindo

beijos

http://unhadehoje.blogspot.com

Isabela Cassilha disse...

Ótimas dicas, adorei!
Beijos

http://isaesmaltes.blogspot.com/

Unhas pintadas e cia disse...

Ahhh muito boa as dicas!
eu amoooo cuidar das minhas unhas...
Meu post de hj fala ateh de uma base hiper maravilhosaaa

Beijoooo
Monique

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Vicio Sadio disse...

Adorei as dicas, olha nao tenho uma genetica boa kkkkkk minhas cuticulas eram muitas, eu etinha mania de coveira cavava cavava e cavava, ate que resolvi não tirar mais, e to super bem assim fazem 3 meses que nao uso o alicate, vale lembrar que a hidratação é essencial.