28.1.11

Micose de unha, previne-se!

Boa tarde meninas!

A postagem de hoje merece um pouquinho mais atenção de todas, pois antes de escolher o esmalte para nossas unhas precisamos de cuida-las também. Do que adianta o esmalte certo se nossas unhas não estão bonitas e saudáveis, não é?!

Por isso falarei um pouco da Onicomicose, conhecida popularmente como Micose de Unha, uma das infecções que mais atinge as unhas, principalmente as unhas dos pés. Para fazer essa postagem procurei ler sites de dermatologia e matérias sobre o assunto para retirar o maior número de informações necessárias a vocês. =)

O que é Onicomicose?

Popularmente conhecida como Micose de unha, são fungos que se instalam na região da pele abaixo da unha, é contagioso e persiste por muito tempo, pois os fungos se alimentam da Queratina, substância que forma as unhas. Quando não tratada, a unha pode esmigalhar-se gradualmente e cair ou ficar tão grossa que o dedo do pé afetado passa a provocar incômodo ou dor dentro dos sapatos.

Como disse anteriormente, as unhas mais afetadas são as dos pés, pois o ambiente úmido, escuro e aquecido, encontrado dentro dos sapatos e tênis, favorece o seu crescimento.

Micose na unha das mãos

Como a doença se manifesta?

  • Descolamento (a unha fica ôca);
  • Espessamento;
  • Formação de manchas;
  • Deformação e destruição da unha;

Como se adquire a infecção?

As fontes de infecção podem ser o solo, contato com animais ou pessoas que possuem a micose, ou até mesmo alicates e tesouras contaminados. O contato em ambientes como vestiários, praia e piscinas também pode adquirir a doença.

A micose de unha também pode afetar pacientes de doenças crônicas, como o diabetes ou o HIV, e indivíduos com problemas circulatórios que têm diminuição no fluxo de sangue nos dedos dos pés.

Como prevenir?

  • Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
  • Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
  • Evite mexer com a terra sem usar luvas.
  • Use somente o seu material de manicure.
  • Mantenha suas unhas sempre limpas.
  • Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
  • Evite meias de tecido sintético, prefira as de algodão.
  • Coloque sempre seus sapatos fechados e tênis para tomar sol
  • Evite usar calçados de outras pessoas que tenham micose
  • Enxugue bem as unhas e os pés.
Micose na unha dos pés

Tratamento

Primeiramente, o tratamento deve ser acompanhado de um dermatologista, pois os remédios que são indicados por farmacêuticos podem não serem tão eficazes, muitas vezes prejudicando ainda mais a unha ou não dando resultados rápido. Além disso, somente um dermatologista pode definir a extensão de sua micose e o tratamento adequado a ela. Evite também, usar medicamentos indicados por outras pessoas, pois podem mascarar características importantes para o diagnóstico correto da sua micose, dificultando o tratamento.

Para se obter sucesso no tratamento, o fungo deve ser totalmente eliminado da unha. Para que isto ocorra, a unha doente deve ser totalmente substituída por uma saudável, livre do fungo. Como o crescimento da unha se faz de forma muito lenta, este processo requer tempo: cerca de 6 meses para as unhas das mãos e cerca de 12 meses para as unhas dos pés. Por isso persistência é fundamental para o sucesso deste tratamento.

Não deixando a vaidade de lado

É verdade que o uso do esmalte comum não é indicado em unhas em tratamento contra a micose, pois ele dificulta a penetração do medicamento, tornando o processo de cura mais demorado. O ideal é usar esmaltes antimicóticos, pois eles são os mais indicados para cuidar de micoses já que apresentam maior taxa de antifúngicos, este porém deve ser feito apenas sob prescrição médica para evitar reações.

Porém há outra forma também de driblar este não uso de esmaltes, não precisando deixar de usar o esmalte cosmético para unhas de sua preferência durante o tratamento com esmalte terapêutico.

Após secagem da camada do esmalte terapêutico espalhado sobre a unha com micose, conforme orientado acima, esta camada poderá ser recoberta por outra, superposta, do esmalte cosmético, sem perda do efeito terapêutico da medicação.


----------------------------------------

Espero que tenham gostado!
E não se esqueçam, como diz aquele ditado, "É melhor prevenir do que remediar" ;D

Bjoos
;*

4 comentários:

mari m. disse...

noossa, que tenso '-'

rs, prevenção é o que há mesmo!

nossa, dá até uma 'coisa' ruim vendo essas fotos.. dá nervoso D:'

mari m.
http://bellanefertiti.blogspot.com/

Unhas pintadas e cia disse...

Nossa não quero nem pensar!
Muito bom o post!
Tem q alertar mesmo =)

Beijoooo
Monique
@mcreiii

http://unhaspintadasecia.blogspot.com

Tem Sorteio lá!!! Vou sortear hj =)

Anônimo disse...

nossa com essa unhas eu fico com panico, que orrou!!!!

Anônimo disse...

GOSTEI MUITO ... E O BOM SABER Q TEM TRATAMENTO .